Fusão de fotos para gerar imagens impressionantes!

Primeiro eu gostaria de compartilhar um estilo de fotografia que estou ficando encantado a cada dia. São fotos com cores vivas e com cenas que ficam ricas detalhes a cada pixel. Seguindo o bom e velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”, vamos ver alguns exemplos de fotos com essa técnica:

As imagens acima foram uma combinação de várias fotos com tempos de exposição diferentes. A idéia é que muitas vezes o fotógrafo não consegue capturar todos os detalhes por problemas de iluminação. O exemplo abaixo mostra essa dificuldade em imagens:

Essa imagem acima foi retirada de um post no dicas de fotografias e ilustra que quando o tempo de exposição está baixo em cenas contra o sol, consegue-se capturar alguns dos detalhes da cena (o céu) e quando o tempo de exposição vai aumentando outros detalhes podem ser capturados (lagoa, árvores e estrutura de madeira). Exposure Fusion é basicamente unir essas fotos com tempos de exposição diferentes para conseguir colocar na imagem final cada detalhe presente na cena real.

Há um artigo de Mertens, Kautz e Van Reeth que detalha um algoritmo de exposure fusion que não utiliza imagens com 16 bits para cada canal (r,g,b) em suas fases (que caracterizaria a imagem como sendo HDR) e que também gera imagens com esse efeito que estamos buscando.

O algoritmo usa 3 medias: saturação, contraste e exposição. Extrai pesos a partir dessas medidas e depois as usam para unir as melhores características de cada foto.

Nesse momento estou implementando no octave (versão open source do matlab) esse algoritmo descrito no artigo de forma open source. Meu objetivo é fazer o algoritmo e depois criar bindings para alguma linguagem web (provavelmente python) e em seguida disponibilizar aqui neste blog. quem quiser ajudar no desenvolvimento ou usar depois de pronto, segue o endereço:

https://github.com/adrianomelo/octave-exposure-fusion

Comentários e sugestões são bem vindos.